Substituição DIRF

MZ
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, pessoal

Estou com uma dúvida na questão do informe de rendimentos, com a exclusão da DIRF qual documento eu entrego para os sócios para que eles possam preencher o imposto de renda?

Acessando a REINF não consegui emitir nenhum tipo de documento com os pagamentos consolidados para cada sócio, podem me ajudar, por favor?

1 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Monicky

Mesmo com a substituição da DIRF pela EFD-Reinf, DCTFWeb e eSocial, continua sendo obrigação da empresa entregar o Informe de Rendimentos aos sócios para preenchimento do IRPF. O que mudou foi apenas a forma de envio das informações para a Receita Federal, mas a REINF não gera automaticamente um informe consolidado por beneficiário como acontecia na DIRF.

Assim, o informe deve ser emitido pelo sistema de folha/contábil da empresa ou elaborado manualmente com os dados de pró-labore, IRRF, INSS, distribuição de lucros e demais rendimentos pagos ao sócio durante o ano. O ideal é conferir se as informações da folha, eSocial, DCTFWeb, DARFs e contabilidade estão consistentes para evitar divergências na declaração do sócio e possíveis problemas de malha fina.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.