Transformação MEI para ME - SP

SL
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite!!

Estou realizando uma transformação de MEI para LTDA com inclusão de sócio pelo portal da Junta Comercial de São Paulo (Poupatempo - processo manual) e surgiu uma dúvida.

É possível deixar um integrante apenas como sócio e o outro como sócio administrador?

Não estou conseguindo configurar isso corretamente no sistema.

2 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá SWV

Sim, na transformação de MEI para LTDA é possível deixar um integrante apenas como sócio quotista e o outro como sócio administrador. No sistema da JUCESP/VRE você deve cadastrar um participante com a qualificação “Sócio” (sem marcar administração) e o outro como “Sócio-Administrador” (com poderes de administração). Além disso, o contrato social precisa informar expressamente quem será o administrador da empresa, por exemplo: “A administração da sociedade será exercida exclusivamente pelo sócio Fulano de Tal”. O problema normalmente ocorre porque o sistema marca automaticamente todos os integrantes como administradores, então é necessário revisar individualmente o QSA para evitar divergência entre VRE, DBE e contrato social, o que pode gerar exigência da Junta.

Espero ter ajudado.

SL
    🌱
    🌱 0 pts

Obrigada @Mariane Fontoura
    O processo de transformação do MEI para ME em SP, continua sendo de forma manual pelo poupatempo ou já é possível fazer pelo VRE digital?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.