VOLTAR AO MEI...

RS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde.

Obrigado pelas contribuições anteriores que muito tem me ajudado.

Mas tenho algumas dúvidas. Uma empresa que era MEI foi desenquadrada do Simples em 12/2025. Ela pretende aguardar, sem movimento, até poder retornar ao MEI em 2027. Nesse caso, as obrigações assessórias são e-Social, DCTFweb, ECF e ECD, está certo?

Sem a prática, fico perdido, quando penso que aprendi, surge mais uma coisa. Alguém pode me orientar, por favor?

Grato

Ronaldo Raimundo

1 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Ronaldo

Após o desenquadramento do MEI/Simples em 12/2025, a empresa continua obrigada a cumprir obrigações acessórias mesmo sem faturamento, porque o CNPJ permanece ativo. O ponto principal é verificar se ela ficará realmente “inativa” (sem qualquer movimentação financeira, bancária, folha, pró-labore ou despesas) ou apenas “sem movimento comercial”. Em regra, se não houver empregados nem pró-labore, transmite-se o eSocial sem movimento e a DCTFWeb sem movimento, voltando a entregar apenas quando houver fato gerador.

A ECF normalmente continua obrigatória anualmente, mesmo para empresa inativa. Já a ECD, no Lucro Presumido, costuma ser dispensada quando não há obrigatoriedade contábil específica nem distribuição de lucros acima da base presumida. Também é importante verificar possíveis obrigações estaduais e municipais, porque algumas UFs e prefeituras exigem declarações mesmo sem atividade. O retorno ao MEI em 2027 não é automático: o CNPJ precisará estar regular, sem pendências ou débitos, além de atender às regras de enquadramento do MEI na época do pedido.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.