Abertura de Empresa

AT
    🌱
    🌱 97 pts

Boa tarde, estou com um pepino aqui para resolver e sem saber como resolver. Em 2022 teve uma abertura de empresa em 16/05/2022 e o antigo colaborador do escritório não lançou o Capital Social Subscrito. As únicas coisas que ele lançou foi Caixa, Mercadoria para Revenda e Mercadorias vendidas, no final do exercício calculou o CMV e fechou o Exercício Financeiro. A minha dúvida é saber como faço para acertar esses erros, porque até 2024 a empresa era do Simples Nacional, em 2025 ela passou para Lucro Presumido?

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Alessandro! Tudo bem?

Nesse caso, o caminho agora é lançar o capital social que ficou faltando.

Se o livro diário de 2022 ainda não foi autenticado nem houve entrega da ECD, você pode reabrir o exercício, desfazer os encerramentos e lançar o capital social na data correta, correspondente à constituição da empresa.

Por outro lado, se o livro já foi autenticado ou a ECD entregue, não é possível retroagir. Nesse caso, terá que registrar o capital social na data atual, por exemplo 01/01/2025.

Dessa forma, você regulariza a contabilidade de acordo com as normas contábeis e mantém a coerência com o patrimônio da empresa.

Espero ter ajudado.

AT
    🌱
    🌱 97 pts

@Thamires Gomes Bom dia Thamires!!!! Não foi feito registro e nem ECD, ai eu reabri e estou fazendo o lançamento do capital social. Depois vou fazer retificação na obrigações fiscais ano a ano. Estou correto?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Alessandro Tavares Olá! Tudo bem? Se tiver algo para retificar, sim, precisará fazer as devidas retificações (acredito que o saldo de caixa da DEFIS se o capital social foi integralizado em dinheiro em espécie).

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.