Ajuste saldos contabilidade anterior

CP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde,

Recebi um cliente de contabilidade anterior, que apresentou um balancete de verificação com algumas informações que não condizem com a realidade da empresa. Como por exemplo CAIXA - 413.000,00 D.

O contador não tem como corrigir eu já tentei de todas as formas. È correto eu fazer o balancete de abertura com os saldos informados(mesmo estando errados) e LOgo após fazer um lançamento de ajustes?

Abertura CAIXA: 413.000,00 D e SALDO DE ABERTURA CONTABILIDADE ANTERIOR C, em 31/07/2025 que foi o último dia de responsabilidade do outro escritório e após fazer

Ajuste LUCROS/PREJUIZOS ACUMULADOS: 413.000,00 D e CAIXA 413.000,00 C, zerando a conta caixa, com base nas informações fornecidas pelo cliente após um termo de ciência assinado pelo mesmo.

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Clara! Tudo bem?

Os saldos informados no balancete da contabilidade anterior são, de fato, de responsabilidade do escritório anterior. Assim, o procedimento agora, é você registrar esses valores no balanço/balancete de abertura, exatamente conforme foram apresentados, pois é a informação oficial de encerramento da responsabilidade deles.

No entanto, a contabilidade deve sempre refletir a realidade patrimonial da empresa. Se, após levantamento documental e confirmação com o cliente, foi identificado que esse saldo de caixa não existe, é possível realizar o ajuste na sua escrituração.

Esse ajuste pode ser feito contra Ajuste de exercícios anteriores (PL), desde que:

• haja documentação de suporte (haja provas está incorreto);

• o cliente assine um termo de ciência e responsabilidade;

• o ajuste seja bem fundamentado.

Importante ter bastante cautela, pois o ideal é, sempre que possível, identificar a origem do erro (ex.: lançamentos indevidos, omissão de despesas, falta de conciliação, etc.). Isso é essencial para:

• eventual fiscalização e questionamentos futuros;

• elaboração de notas explicativas, deixando claro o motivo e a natureza de um ajuste de valor relevante.

Espero ter ajudado.

CP
    🌱
    🌱 0 pts

O contador anterior me informou que esse saldo está assim não houve conciliação bancária e o cliente não mandava as despesas, logo ele lançava somente a receita. Mas vou fazer um termo pro cliente assinar e elaborar a situação em nota explicativa,correto?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Clara Poyares Olá, tudo bem?

No meu entendimento, essa é uma sugestão de como proceder, para que você tenha um respaldo mais sólido nessa situação.
    Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.