Aumento do Patrimônio Líquido

MA
    🌱
    🌱 0 pts

Recebi um cliente que rompeu com seu antigo contador em 2024 e não regularizou depois disso (O balanço de 2024 ainda não foi encerrado). Nisso ele tem ao fim de 2024 um valor expressivo registrado no caixa (como também teve um lucro) e gostaria de converter parte desse montante em patrimônio líquido. Quais alternativas são recomendadas nesse caso (se for para colocar em alguma reserva, qual é mais indicada)? Quais cuidados contábeis e legais devo observar? A empresa é uma ME/LTDA optante pelo Simples Nacional e o contrato social não menciona reservas específicas. Caso a opção seja aumentar o capital social ou o patrimônio líquido, é necessário alterar o contrato social?

3 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Matheus, tudo bem?

Essa é uma situação delicada. No meu entendimento, antes de pensar em converter qualquer valor do caixa e/ou lucro em patrimônio líquido, é fundamental fechar o exercício de 2024. O valor registrado na contabilidade atualmente, incluindo saldos anteriores, pode não refletir o lucro real da empresa.

O caminho seguro é:

1. Encerrar 2024 corretamente, revisando receitas, despesas, impostos e provisões.

2. Apurar o lucro real e o saldo disponível no caixa.

3. Entender a origem desse valor expressivo no caixa.

4. Decidir formalmente com os sócios se parte do lucro será:

• Distribuída aos sócios e, se desejado, integralizada como capital social, com alteração contratual, que neste caso é obrigatória.

Qualquer movimentação antes disso é arriscada, pois pode gerar problemas fiscais e contábeis.

Portanto, o primeiro passo é fechar e revisar o exercício de 2024; só depois disso será possível determinar de forma segura o que fazer com os valores registrados na contabilidade.

Espero ter ajudado!

MA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, Thamires! Obrigado pela resposta. Já fiz o fechamento do exercício de 2024 e realmente deu lucro. A questão é que ele não quer aumentar o capital social, perguntou se teria como deixar alguma reserva ou “lucros acumulados”. Isso porque ele participa de licitações e ele deixa o dinheiro na empresa, colocando sempre que possível no patrimônio líquido. Eu posso deixar em alguma reserva? Se sim, qual seria a melhor escolha? E nesse caso, preciso documentar em algum lugar?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.