BALANÇO DE ABERTURA

JC
    🌱
    Jose Cruz
    🌱 0 pts

Pessoal, tenho feito varias postagens sobre ABERTURA DE BALANÇO, pois quero saber

pegando uma empresa no mes de julho, tenho que levantar os saldos de dezembro do ano passado ou do mes anterior, no caso junho?

a conta balanço de abertura é pra ser criada no patrimonio liquido, juntos de lucros e prejuizos?

qual a natureza da conta balanço de abertura?

como se faz pra zerar ela como explica na live?

Caso a empresa tenha so o capital subscrito, como ficaria as contas?

5 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (5)

KK
    1.106 pts

Olá! Bom dia.

1- Você vai pegar os saldos do mês anterior e fazer a abertura no ultimo dia daquele mês, ou seja assumiu em julho, vai fazer referente a 30/06/2025 todos os saldos desse dia, e começar a contabilidade a partir de 01/07/2025.

2 - A conta BALANÇO DE ABERTURA é criada no PASSIVO CIRCULANTE ou no PASSIVO NÃO CIRCULANTE.

3 - A conta balanço de abertura é uma conta transitória.

4 - O Saldo restante dela vai ser uma lucro ou prejuízo, a ultima contra partida dela vai ser em lucros ou prejuízos acumulados.

5 - Esse cliente nunca movimentou nada? em contas bancarias da empresa? pois caso tenha tido qualquer movimento desde a abertura da conta gera taxas, então existem outros saldos.

Fico no aguardo do seu retorno.

JC
    🌱
    Jose Cruz
    🌱 0 pts

@Karine Kuhn

Assisti sua aula, parabéns, vc detalha bastante, diz frases que preciso ouvir.

usei os saldo do seu exemplo, por favor confere, é que na sua aula teve erro de duplicidade e fiquei meio perdido.

Então, apos colocar os saldos e emitir o balanço, a conta balanço de abertura nao apareceu mais,

os saldos que ficaram, permanecem no mes seguinte?

Ajude a finalizar o entendimento

KK
    1.106 pts

@Jose Cruz Boa noite.

É isso mesmo ficou correto.

Para verificar 100% você pode tirar um razão e conferir quais contas ficaram com saldos.

Sim os saldos permanecem no mês seguinte, e partir daí você segue com a contabilidade.

Espero ter ajudado. E ficou a disposição para te ajudar como precisar.

Atenciosamente Karine Kuhn

JC
    🌱
    Jose Cruz
    🌱 0 pts

se puder me da de forma detalhada a criaçao e ir ate o final, mostrando a conta ate zerar, se pra mostrar uns 3 exemplos, agradeço

KK
    1.106 pts

@Jose Cruz Boa noite.
    A professora Kalynka abre a conta no PL (eu abro no Passivo), o resultado final é o mesmo, pois essa é um conta onde os saldos apenas passam por ela.
    Não há uma legislação específica que determine onde a conta transitória do balanço de abertura deve ser aberta. A legislação contábil, como a Lei nº 11.638/2007 e o Código Civil (Lei nº 10.406/2002), estabelece a obrigatoriedade da escrituração contábil e do balanço patrimonial, mas não detalha o local ou forma de abertura da conta transitória

Mentoria - Prática Contábil · Contabilidade Facilitada
    Se você puder assistir essa mentoria, e através dela trazer as suas duvidas fica mais fácil para mim te ajudar.

A partir do minuto 22 falo sobre o balanço de abertura, e a partir do minuto 48 mostro os lançamentos dentro do sistema.

Depois que você assistir, peço que traga aqui tudo que não ficou claro, para que eu possa te ajudar.

Fico no aguardo.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.