Balanço de Abertura

DA
    🌱

Boa tarde!

Recebi do escritório anterior do meu cliente apenas um balancete assinado (disseram que não haviam feito livro diário etc…) eu não consigo verificar a autenticidade desse balancete, pois não tem o diário. Para eu fazer o balanço de abertura do meu cliente, devo considerar esse balancete ou não? Lá menciona um lucro, mas não sei se é realmente. Esse lucro deverá ser distribuído caso eu lance esses valores no balanço de abertura? O que eu posso fazer nessa questão?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Débora! Tudo bem?

Essa é uma situação bastante comum quando há troca de escritório contábil. Tecnicamente, o balanço de abertura deve se basear nos saldos existentes na data de início da sua responsabilidade, e o documento disponível para isso, nesse caso, é o balancete recebido.

Entretanto, é importante destacar que, sem Livro Diário e demais documentos contábeis, não há como você atestar a autenticidade ou a correta apuração desses valores. Por isso, o ideal é:

• Formalizar com o cliente (preferencialmente por escrito) que os saldos iniciais foram informados pelo contador anterior, e que você não se responsabiliza por eventuais inconsistências anteriores;

• Utilizar o balancete como base inicial, apenas para dar continuidade à contabilidade, evitando refazer períodos passados, o que, além de inviável, exigiria um novo contrato e honorários específicos para essa demanda.

Caso o cliente queira maior segurança sobre esses números, você pode oferecer um trabalho de revisão ou levantamento contábil, mediante contratação específica desse serviço (mas entendo que te daria muito trabalho refazer toda essa contabilidade para trás).

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.