Balanço de Abertura - Transferência de Contabilidade

CP
    🌱
    🌱 0 pts

Recebi um balancete de abertura enviado pela contabilidade anterior, com D- ADIANTAMENTO DE CLIENTES - R$ 32.290,85. Por ser um prestador de serviço (academia) e o valor alto, questionei e me explicaram que trata-se de valores que constam nos extratos bancários enviados pelo cliente, porém que não foram declarados como receita para fins de apuração do SIMPLES NACIONAL. Esse é o melhor tratamento para a situação, eu lanço esses saldo e ajusto a partir da data que assumi a contabilidade?

1 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Clara, tudo bem?

Se esses valores realmente correspondem a recebimentos de clientes que não foram tributados, não há o que ajustar contabilmente nesse momento, o correto seria tributar essas receitas, já que o fato gerador ocorreu no momento do recebimento, mesmo sem a emissão da nota fiscal.

A Receita Federal pode, inclusive, questionar futuramente a origem desses valores em um caso de fiscalização.
    Por isso, minha sugestão é: converse com o cliente para entender a origem dos recebimentos e, por ora, mantenha a classificação como veio da contabilidade anterior, registrando essa situação para eventual regularização futura.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.