Capital social

K
    🌱
    Kênya
    🌱 110 pts

Pessoal, estou com a seguinte situação:

Peguei um cliente para iniciar a contabilidade, a empresa já estava aberta porém nunca houve contabilidade. (abertura inicio de 2025)

O capital social é de 5.000,00 e o cliente me informou que a integração vai ser através de um notebook com nota fiscal (nota fiscal emitida em 13/11/2024 e empresa com abertura em 03/2025) no nome do sócio, no valor de 4.848,07 e a diferença é uma mesa de escritório que ele possui e não tem nota fiscal. (a empresa atua com suporte técnico).

Como vocês fariam o lançamento?

3 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Kênya, tudo bem?

Para realizar a integralização do capital social com bens (como o notebook), é importante verificar se essa forma de integralização consta no contrato social da empresa. O capital deve ser registrado na contabilidade exatamente como está previsto no contrato social.

No caso de integralização por meio de bens do ativo imobilizado, o lançamento contábil é:

D – Ativo Imobilizado (ex.: Computadores e Periféricos)
    C – Capital Social Integralizado (Patrimônio Líquido)

Como o notebook foi adquirido antes da abertura da empresa e está em nome do sócio, ele pode ser utilizado na integralização desde que haja documentação adequada (ex.: termo de transferência do bem para a empresa) e claro, nota fiscal.

Após esses procedimentos, você reconhece o capital social total de R$ 5.000,00 conforme registrado no contrato social, distribuindo entre os bens integralizados. Se o restante do valor, foi em moeda em espécie, então o débito do valor será na conta Caixa.

Espero ter ajudado!

K
    🌱
    Kênya
    🌱 110 pts

Bom dia, @Thamires Gomes

Obrigada por me responder.

Então, no contrato social consta da seguinte forma:
    “Cláusula Segunda - O capital destacado em moeda corrente é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).”

Eu entendo que a integralização é em dinheiro.
    Como o contrato foi fechado recentemente e não irei fazer a contabilidade retroativa, eu devo fazer um balanço de abertura, correto?

Posso colocar capital a integralizar no valor de 5.000,00 e fazer uma nota de venda do sócio para a própria empresa dele fazendo o pagamento deste notebook?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Kênya lá Kênya, tudo bem?

Sim, pelo que você informou, o capital social está integralizado em moeda corrente, conforme consta no contrato social. Portanto, o lançamento contábil correto seria:

D – Caixa
    C – Capital Social

Se o cliente quiser integralizar o capital com o notebook, isso só seria possível mediante alteração contratual, incluindo essa forma de integralização e pagando a taxa de registro na Junta Comercial. Sem essa alteração, não é possível registrar o notebook como capital social.

Dessa forma, para a abertura, você faria o balanço de abertura normalmente com o capital integralizado em dinheiro.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.