Cliente simples Nacional

LM
    🌱
    🌱 73 pts

a cliente recebe X valor de um tomador de serviço, eu tiro os 28% do valor como prolabore, porém ela pega o valor X e transfere integralmente para conta PF. Agora como posso contabilizar estas retiradas?

8 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Boa noite!

Não entendi totalmente as operações que mencionou.

Mas se tratando de retirada de lucro, ela só pode ocorrer após a apuração do lucro, seja por encerramento do exercício, distribuição de lucro acumulado, ou balanço intermediário.

Se você simplesmente “distribuir” um valor, e a empresa não tem lucro pra isso (contabilmente falando), você pode infringir a legislação, e ser obrigada a tratar isso como pró-labore, recolhendo os impostos devidos.

É importante ter atenção neste caso.

Se de fato houve o lucro, e você está simplesmente distribuindo, basta fazer os lançamentos normais. Aqui temos uma aula que pode te auxiliar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/5328311-fechamento-contabil-e-distribuicao-de-lucros

Espero ter ajudado.

LM
    🌱
    🌱 73 pts

@Marcos Faria Por exemplo: a cliente recebe 25.000 do tomador de serviço, este valor entra na conta PJ. Eu faço para ela o prolabore de 7.000. Mas olhando os extratos a cliente não tira da conta somente os 7.000, mas sim os 25.000. E agora o que eu faço?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Luana Monteiro Maciel Perante as normas contábeis, isso não estaria correto. Você precisa orientar a cliente.

O que é da empresa é da empresa, e o que é da PF é da PF. O pró-labore você pode fazer, sem problema nenhum. Já o valor que está retirando a mais, precisa tomar cuidado.

É necessário fazer o encerramento das contas, ou apurar o lucro do período por meio de balanço intermediário.

Temos algumas aulas que podem te auxiliar, como essa:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/5328311-fechamento-contabil-e-distribuicao-de-lucros

LM
    🌱
    🌱 73 pts

@Marcos Faria sim, não esta correto. Mas como posso tratar isso que já aconteceu no ano de 2025? Então seria o balanço intermediário mesmo que em dezembro?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Luana Monteiro Maciel No caso do mês de dezembro, você faz o encerramento de fato.

Se o “lucro” foi distribuído em dezembro, então você precisa fazer um balanço intermediário até novembro, por exemplo, para ter um lucro a distribuir em dezembro.

LM
    🌱
    🌱 73 pts

@Marcos Faria eu ainda não entendi como posso resolver este caso. eu sei que ela não fez certo, mas tenho como corrigir o passado de alguma forma?

LM
    🌱
    🌱 73 pts

@Marcos Faria eu sei que a cliente não fez certo, mas preciso arrumar vou colocar a imagem para ficar mais claro a dúvida

deste valor que saiu do banco para conta PF, parte era o prolabore e outra parte não. Qual conta eu lanço este valor que não era prolabore?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.