COMO CONTABILIZAR IRRF S/RESGATE FUNDOS Trend DI Simples FIRF E IOF S/RESGATE FUNDOS Trend DI Simples FIRF

AT
    🌱
    🌱 97 pts

Bom dia!!!! Estou precisando de ajuda de uma dúvida que estou de como contabilizar IOF e IRRF sobre resgate de Fundo Investimento Renda Fixa de empresa Lucro Presumido?

Esses lançamentos que estou na dúvida.

8 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (8)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Alessandro, tudo bem?

Contabilização do IOF:

D-IOF (despesas financeiras)

C- Aplicação Financeira (ativo)

Contabilização do IRRF S/aplicação:

D-IRRF a Compensar (ativo)
    C-Aplicação Financeira (ativo)

Espero ter ajudado.

AT
    🌱
    🌱 97 pts

@Thamires Gomes Boa noite Thamires!!!! Essa empresa é lucro presumido então tem que ter a base de cálculo IRPJ/CSLL

AT
    🌱
    🌱 97 pts

Eu pesquisando achei essa matéria sobre com tributar a Receitas Financeiras no Lucro presumido.

AT
    🌱
    🌱 97 pts

E foi exatamente isso que aconteceu com a empresa aqui. Em 2022 não lançaram o Extrato de investimento do Banco XP Investimentos.

AT
    🌱
    🌱 97 pts

Onde me deu dúvida de com lançar os IR dos resgates e IOF.

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Alessandro, tudo bem?

Recomendo que você assista a essas aula do nosso curso sobre apuração do Lucro Presumido, que aborda detalhadamente o tema:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126614-lucro-presumido/3024133-base-de-calculo-do-lucro-presumido

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126614-lucro-presumido/3024138-aplicacoes-financeiras

Em relação à sua dúvida: sim, receitas financeiras, como rendimentos de aplicações quando há resgate, compõem a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Como estamos falando do ano-calendário de 2022, será necessário:

1. Reapurar os impostos correspondentes a esse período;

2. Retificar a ECD e a ECF, se for o caso;

3. Efetuar o recolhimento adicional, se houver diferença.

Espero ter ajudado.

AT
    🌱
    🌱 97 pts

Bom dia Thamires!!! A própria Receita Federal na intimação já falou que teremos que retificar todas a obrigações Fiscais ECD, ECF, DCTF, DIRF.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.