COMO INFORMAR PLANO DE SAÚDE EMPRESARIAL PARA RECEITA FEDERAL

    L
    🌱
    🌱 15 pts

    Bom dia!
    Como informar à Receita Federal plano de saúde empresarial, não coletivo, de sócio que recebeu pró-labore cheio pelo banco? A PJ desconta as mensalidades do plano de saúde a cada 2 meses, no pagamento dos dividendos ao sócio. É possível informar na EFD-Reinf, e considerar que PJ pagou dividendos a cada 2 meses, abatendo a mensalidade plano de saúde do sócio?

    2 respostas68 visualizações

    Respostas da Comunidade (2)

    Antônio  Glademyr SILVERIO
    👑
    👑 5.172 pts

    O plano de saúde do sócio que recebe pró-labore deve ser informado exclusivamente pelo eSocial (e não pela EFD-Reinf), já que a Receita Federal vincula o benefício à remuneração de trabalho.

    Os pagamentos de pró-labore e os descontos do plano precisam ser transmitidos mensalmente na folha, mesmo que o desconto do plano ao sócio ocorra bimestralmente. A PJ não pode considerar o pagamento de lucros a cada 2 meses como base para o abatimento na Reinf.

    Como resolver essa situação:

    • Regra do eSocial: A informação do plano de saúde (com CNPJ da operadora e valor) compõe a remuneração do sócio e deve ser transmitida mensalmente via eSocial através de rubricas específicas (informativas e de desconto).

    • R-4010 da EFD-Reinf: Esta declaração do grupo R-4000 é exclusiva para pagamentos a pessoas físicas sem vínculo de trabalho (como sócios que recebem apenas lucros). Não utilize a Reinf para sócios ativos com pró-labore.

    • Controle Bimestral: Os descontos do plano de saúde devem ser processados no eSocial nos meses em que ocorreram, espelhando a realidade financeira da empresa. Caso o desconto seja feito junto ao pagamento de dividendos, a contabilidade precisa parametrizar as rubricas no eSocial e tratar a distribuição de lucros em rubrica própria, sendo o plano deduzido dentro da folha do sócio.

    Se precisar de ajuda com as orientações do seu sistema contábil, deve contatá-los com os seguintes detalhes:

    • Se existe parametrização da folha de pagamento com o eSocial?

    ·         Como os descontos estão registrados atualmente na contabilidade?

    L
    🌱
    🌱 15 pts

    Boa tarde Antônio Silverio, obrigada pelo retorno!

    No e-Social foi informado apenas o pró-labore. Agora devo retificar cada mês de competência e informar o plano de saúde do titular e dependentes com as rubricas informativas e de desconto? Onde encontro tutorial para implantar lançamentos manuais do plano de saúde no e-Social?

    As distribuições de dividendos foram informadas na EFD-Reinf. Retifico informando maior valor de dividendos com o plano de saúde reembolsado, conforme as datas em que ocorreram os pagamentos.

    Na Contabilidade, antes da entrega da ECD, registro mensalmente o pagamento do plano de saúde na conta “Adiantamento a sócio” e a cada 2 meses estorno essa conta para reembolso do plano de saúde, restando na conta “Adiantamento de Dividendos” o valor de dividendos efetivamente distribuído ao sócio.

    Agradeço se puder me esclarecer novamente pra eu iniciar os ajustes.

    Faça login para responder esta postagem.

    Entrar

    Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.