Contabilidade de ME

VR
    🌱
    🌱 99 pts

Bom dia! Fiz a abertura de um CNPJ e o cliente solicitou meu serviço de contadora. Até hoje só fiz serviços de abertura, fechamento, legalização de empresas. É a minha primeira experiência e peguei o serviço mesmo sem ter noção de como começar. Eu nunca trabalhei na área e não tenho experiência alguma de contabilidade. O que aprendi foi vendo as aulas aqui. Podem me orientar como devo proceder daqui para frente com este cliente? Quais as obrigações mensais que devo fazer? Estou vendo um programa de contabilidade também hoje. A empresa é uma ME, não tem funcionário. Vai faturar em torno de 30 mil, foi o que coloquei na Junta Comercial. Alguém pode me ajudar?

7 respostas11 visualizações

Respostas da Comunidade (7)

VL
    🌱
    🌱 68 pts

Bom dia, Viviana! Tudo bem?

Sobre as obrigações mensais da empresa considerei que ela seja optante pelo Simples Nacional, seguem os principais pontos:

Primeiro, é necessário realizar a opção pelo Simples Nacional, caso ainda não esteja enquadrada.

Obrigações Mensais:

• PGDAS-D: Apuração do faturamento mensal para gerar o DAS, que é o imposto do Simples Nacional.

• eSocial / DCTFWeb:
      Utilizados para a contribuição previdenciária do pró-labore do sócio.
      (Mesmo sem funcionários, se houver pró-labore, há envio mensal.)

• REINF:
      Quando houver distribuições de lucros

• Escrituração Contábil

VL
    🌱
    🌱 68 pts

@Fernanda S. A obrigação de manter escrituração contábil para empresas do Simples Nacional está prevista na Lei Complementar nº 123/2006.
    Principalmente quando há distribuição de lucros.

Base Legal

Lei Complementar 123/2006 – Artigo 26, § 1º e § 2º:

§1º As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional deverão manter escrituração contábil simplificada, ou livro-caixa que registre toda a movimentação financeira, inclusive bancária.

§2º Para fins de comprovação de isenção na distribuição de lucros, a empresa deverá manter escrituração contábil regular que evidencie de forma clara o lucro efetivo apurado.

VL
    🌱
    🌱 68 pts

@Fernanda S. @Fernanda S. o livro caixa registra apenas a movimentação financeira da empresa — tudo o que entra e tudo o que sai.
    Ele atende ao controle básico do dia a dia.

Mas, quando a empresa precisa comprovar lucro para distribuir lucros de forma isenta de imposto, o Livro Caixa não é suficiente.
    Nesses casos, a lei exige a escrituração contábil completa, pois somente ela demonstra com clareza o lucro real da empresa.

Segue link da aula onde mostra a obrigatoriedade da escrituração contábil
    https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800471-empresas-obrigadas-a-contabilidade

VR
    🌱
    🌱 99 pts

Ah muito obrigada. Pode me orientar onde no curso tem o vídeo que ensina incluir a empresa no Simples Nacional?

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.