CONTABILIDADE E BALANÇO INICIAL - MEI DESENQUADRADO

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, colegas e professores.

Estou com duas empresas que chegaram até cujo foram desenquadradas do Simei e permaneceram no regime do SN. Uma desenquadrou a partir de 01/2024 e outra a partir de 01/2025.

Minha dúvida é referente aos saldos inicias de balanço. Como posso proceder e o que considerar, pois, são os primeiros casos que me ocorreram.

Grata, desde já.

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Renata

Quando o MEI é desenquadrado e passa a ser ME/EPP no Simples Nacional, ele precisa iniciar a escrituração contábil completa. Para isso, é obrigatório montar um Balanço de Abertura na data imediatamente anterior ao início do novo enquadramento.

1. Defina a data do balanço

• Se o efeito do desenquadramento é 01/01/2024 - balanço inicial em 31/12/2023.

• Se é 01/01/2025 - balanço inicial em 31/12/2024.

2. Levante os saldos reais da empresa. Como o MEI normalmente não tem contabilidade formal, você deve levantar:

• Ativos: caixa, bancos, estoque, bens (imobilizado), clientes.

• Passivos: fornecedores, empréstimos, tributos a pagar.

• Patrimônio Líquido: capital + resultado acumulado.

Para isso, usa-se documentos como extratos bancários, notas fiscais e inventário físico.

3. Monte o Balanço de Abertura

• Com base nesses valores, monta-se o primeiro balanço da empresa e registra-se um lançamento de implantação com todos os saldos levantados.

4. Documente tudo

• Guarde comprovantes de cada saldo (extratos, NF, inventário etc.), pois eles servem como base para fiscalização.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.