Contabilização de celular usado

TL
    🌱
    🌱 0 pts

Meu cliente (representante comercial, do SN) comprou um iPhone para uso da empresa, porém me apresentou uma nota simples, sem valor fiscal. Eu posso contabilizar esse celular? Nesse caso ele estaria no imobilizado, por se tratar de um bem com valor acima dos 1200?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Thaynã, tudo bem?

Você pode contabilizar o celular no imobilizado se houver um documento fiscal válido, pois ele é a principal comprovação da operação para fins contábeis e fiscais. Sem documento fiscal com valor fiscal, não há respaldo legal para o registro da aquisição.

Com a Reforma Tributária, o uso de documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFC-e e NFS-e) passa a ser ainda mais relevante, já que eles integram o sistema nacional de controle e fiscalização tributária, com validações técnicas cada vez mais rigorosas. A padronização e a exigência desses documentos visam garantir maior transparência, rastreabilidade e segurança nas operações.

Portanto, o ideal é orientar o cliente a solicitar a nota fiscal eletrônica válida para que o bem possa ser corretamente contabilizado no imobilizado.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.