DEFIS e Balanço de abertura empresa constituída 2022 sem contabilidade até 2024.

KF
    🌱

Alguem poderia me ajudar?DEFIS No caso de saldo inicial e saldo final. Se o cliente não tinha contabilidade nesse ano o que fazer? Exemplo faturou R$36.04,04, distribuição pela presunção serviço 32% R$11.530,89. Então o saldo final seria R$24.503,15 + capital social?.se deixar zerada, o FISCO futuramente irá considerar como prolabore? Já que existiu movimentação nos anos de 2022, 2023 e 2024. A legislação da presunção diz que não posso tirar nenhuma despesa se não tiver contabilidade apenas os percentual de acordo com atual no caso serviço posso apenas distribuir 32%. Se não tem nem livro diario o que fazer com esses valores faturados? Não posso zerar o caixa porque não teve distribuição 100%, apenas a presunção da categoria. E agora? Como preencher a DEFIS e o balanço inicial de 2025

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Kate, tudo bem?

No meu entendimento, sem contabilidade, não há base para preencher saldo inicial ou final na DEFIS, a não ser 0,00. Porém, a declaração deveria mostrar a realidade do seu cliente.

O recomendado então, é levantar todas as informações do cliente: extratos bancários, notas fiscais emitidas e recebidas, movimentações de caixa e eventuais distribuições de lucros ou pró-labore. Com esses dados, é possível fazer uma contabilidade retroativa…

O saldo de capital social deve refletir o que está registrado no contrato social da empresa. A partir do balanço de abertura, será possível registrar corretamente as receitas, distribuições e retenções, mesmo que baseadas na presunção de 32% para serviços.

Observação importante: se o cliente só veio para você em 2025, a responsabilidade pela DEFIS de 2024 é da contabilidade anterior.

E para fazer um balanço de abertura, vou deixar algumas sugestões de aulas para te auxiliar:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800483-como-tratar-os-casos-de-inexistencia-de-contabilidade-anterior

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/3601954-pratica-aprenda-a-fazer-um-balanco-de-abertura-de-empresa

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.