demonstrações contábeis para empresas sem contabilidade anterior

MS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, empresa do simples nacional veio sem contabilidade regular

prestação de serviços, embora tenha uma atividade secundária como comério não possui estoque, nem imobilizado (instalação de placas solares)

deseja participar de licitações, foi exigido balanço patrimonial, dre e demais demonstrações dos dois ultimos exercicios

ele iniciou esse ano comigo, em 10/2023 foi desenquadrado do simples nacional por uma inclusão de cnae impeditivo, retornou em 01/2024

pesquisei formas de fazer essas declarações, porem não encontrei, utilizo o sistema calima e gostaria de ajuda em como fazer essas declarações, por onde começar, pois nunca fiz, nos escritorios que trabalhei não faziam para empresas do simples nacional

a empresa envia mensalmente o sped icms ipi com as entradas e saidas

e emite nota de serviço

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Maria, tudo bem?

Nesse caso, como a exigência é das demonstrações contábeis desde 10/2023, você precisará elaborar um balanço de abertura a partir dessa data. A partir dele, segue com a contabilidade mensal, registrando as movimentações (saldos de bancos, capital social, impostos a pagar, receitas, compras, notas de serviço etc.).

Vale ressaltar que esse é um serviço extra, então você pode cobrar um valor à parte pela elaboração dessas demonstrações.

É importante que o cliente reúna o máximo de informações e documentos possíveis para você conseguir montar a contabilidade dele corretamente.

Sobre a formalização: como já passou o prazo da entrega da ECD (que, apesar de não ser obrigatória para o Simples Nacional, facilita bastante a autenticação do Livro Diário), você terá que autenticar as demonstrações contábeis na Junta Comercial. Aproveite para avisar ao cliente que haverá custos com as taxas, que variam de acordo com cada Junta.

E recomendo que você assista ao módulo do nosso curso de Contabilidade para Microentidades, que pode te auxiliar bastante nesse processo na prática.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades

Espero ter ajudado!

CP
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!

No meu caso a cliente veio de um escritório anterior que me enviou um balanço e balancete até 31/07 que foi a última competência lá. Porém as informações estão completamente fora da realidade a empresa (totalmente errados), estou encontrando muita dificuldade de obter as demonstrações correta pois o colega alega que a empresa não mandava a documentação. Nunca enviaram ECD, e não tem livros registrados na Junta também. Eu posso começar do zero, a partir de 01/08, pq não tem como aproveitar as informações do escritório anterior, senão vou estar incorrendo no mesmo erro. Poderiam me dar um norte de por onde começar?

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Clara Poyares Olá, tudo bem?

Se há contabilidade anterior, você irá informar os dados conforme a contabilidade disponibilizou no balanço e poderá fazer ajustes de períodos anteriores, conforme a realidade do cliente.

Se não há contabilidade anterior, você pode fazer o balanço de abertura sim, a partir da data que o cliente veio para seu escritório.

Vou enviar o link das aulas para te auxiliar melhor:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800483-como-tratar-os-casos-de-inexistencia-de-contabilidade-anterior

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/4324553-pratica-contabil-como-revisar-e-ajustar-lancamentos-contabeis-para-o-bal

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/123129-lives-setor-contabil/3601954-pratica-aprenda-a-fazer-um-balanco-de-abertura-de-empresa

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.