Despesas de sócios

SC
    🌱
    🌱 178 pts

Pessoal, tudo bem?

Alguém poderia dizer se posso fazer este lançamento referente as despesas de sócios, pois, por causa da Alta Renda dos 10%.

A empresa faz uma adiantamento ao sócios, para fazer as viagens para outras empresas em município diferente, para que a Receita não achar que é uma distribuição de lucros ou Pro Labore, se posso tratar este lançando na contabilidade.

D. Adiantamento de Sócios (Nome) - AC

C. Banco - AC

No momento da Prestação de Contas do sócios, posso lançar como:

D. Despesas relacionado as despesas (CR)

C. Adiantamento de Sócios

Se eu fizer deste jeito e ter controle seria correto?

Obrigada!

2 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Suelem

Sim, esse procedimento está correto, tanto o lançamento do adiantamento ao sócio quanto a baixa posteriormente como despesa. Porém, o ponto mais importante não é o lançamento em si, e sim a comprovação da finalidade.

O adiantamento pode ser registrado normalmente como ativo (adiantamento a sócios) e, depois da prestação de contas, baixado contra despesas. Mas isso só é seguro fiscalmente se houver documentação que comprove que os gastos foram realmente da empresa, como notas fiscais no CNPJ, relatórios de viagem e vínculo com a atividade empresarial.

Caso não exista essa comprovação, a Receita pode reclassificar esses valores como pró-labore ou distribuição disfarçada de lucros, gerando tributação e penalidades.

Espero ter ajudado

SC
    🌱
    🌱 178 pts

@Mariane Fontoura ajudou sim e tem sim como comprovar todas as despesas dos sócios gastos com as viagem..

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.