Devolução monetária de cliente

AC
    🌱
    🌱 0 pts

Olá! Seguinte: Ocorreu a venda. O cliente pagou. Porém a empresa realizou a transferência devolvendo parte desse valor recebido. Gostaria de entender o lançamento contábil:

O crédito é no Banco. O débito do lançamento seria devoluções de vendas (redutora da receita), outra conta de resultado ou seria na conta de clientes a receber?

Agradeço desde já a atenção.

PS a IA me recomendou perguntar aqui na Comunidade.

6 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

AC
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes olá! Assisti a aula e nela não trata da devolução de dinheiro pra o cliente, e sim da devolução de mercadoria e abatimento no valor total a receber do cliente. Na situação que relatei se trata de uma saída do banco. E não encontei a parte que eu poderia fazer um comentário na própria aula pra enviar a minha dúvida lá (eu abri essa demanda aqui e assisti à aula pelo celular).

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Ana Luisa Lima Da Silva Carneiro Olá, tudo bem?

Entendi.

Nesse caso, como o cliente já havia pago e a empresa devolveu parte do valor em dinheiro, o lançamento não deve ser feito na conta de Clientes.

O tratamento sugerido, seria o seguinte:

• Se a devolução ocorreu no mesmo período da venda:
      Débito: Devoluções de Vendas / Abatimentos Concedidos (conta redutora da receita)
      Crédito: Banco

• Se a devolução ocorreu em período posterior ao da venda:
      A receita já foi encerrada, então o valor devolvido deve ser registrado em uma conta de resultado, normalmente classificada como Outras Despesas Operacionais (o nome da conta pode variar conforme o plano de contas da empresa).
      Débito: Outras Despesas Operacionais – Devolução de Vendas
      Crédito: Banco

Portanto, a saída do banco está correta; o que define a conta de débito é o período da devolução em relação à venda, e não o fato de a devolução ter sido feita em dinheiro.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.