Distribuição de lucro

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts

Olá, tudo bem?

Estou começando na área e ainda tenho pouca experiência. Preciso de orientação para seguir adiante. Agradeço desde já pela ajuda.

Tenho um cliente cujo CNPJ está ativo desde 12/12/2025. É uma empresa do Simples Nacional, Anexo III, com CNAE 95.11-8/00 (Reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos), não tem funcionários, apenas o próprio proprietário;

Aprendi que antecipação de lucros não existe. A distribuição só pode ocorrer após a elaboração das Demonstrações Contábeis, normalmente ao final do exercício social. Porém, também é possível elaborar Demonstrações Contábeis Intermediárias para distribuir lucros ao longo do ano.

Minhas dúvidas são:

• Essa elaboração de demonstrações precisa poderá ser mensal, ou existe outra periodicidade recomendada? qual procedimento adequado?

• O prestador não possui funcionários. Nesse caso, a empresa não se enquadra no Fator R?

• Quais são os principais pontos com os quais devo me preocupar nesse início?

Abaixo contabilização da aula que assisti:

Posso me basear nesta contabilização?

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Thamires! Tudo bem?

1- A elaboração das demonstrações para distribuição de lucros pode ser feita mensalmente ou conforme a necessidade da empresa. Não há uma periodicidade fixa, desde que haja escrituração que comprove o resultado e que conste no contrato social da empresa o levantamento das demonstrações durante o ano/mensal. Não somente ao final do exercício.

2- Se a atividade já se enquadra diretamente no Anexo III, não se aplica o Fator R. O Fator R é utilizado apenas para atividades que, em regra, estariam no Anexo V.

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/236228-rotina-pratica-para-empresas-do-simples-nacional/4684018-fator-r

Espero ter ajudado.

T
    🌱
    Thamires
    🌱 0 pts