Outra questão: tais não fiz a EFD Reinf em cada périodo, só fiz o fechamento agora em março, devo enviar informando a retirada que foi feita? ou posso ajustar os lançamentos como empréstimo para sócios?
DISTRIBUIÇÃO DE LUCRO
Colegas, estou iniciando na área contábil e alguns casos específicos ainda estão me gerando dúvidas. Gostaria da ajuda de vocês, se possível.
Assisti à aula sobre distribuição de lucro no Contabilidade Facilitada e surgiu a seguinte situação: alguns clientes recebem normalmente ao longo do mês, pagam todas as despesas da empresa e o valor que sobra transferem para a conta pessoa física.
Entendi que, para fazer distribuição intermediária de lucros, seria necessário apurar o lucro mensalmente antes dessas transferências. Porém, na prática, eles apenas transferem o saldo remanescente da conta bancária após o pagamento das despesas.
Nesse caso, posso continuar fazendo apenas o fechamento anual e, ao final, ajustar essas retiradas como distribuição de lucros? Ou realmente seria necessário fazer apuração mensal, registrando distribuição mês a mês e zerando as contas periodicamente?
Respostas da Comunidade (3)
Boa noite!
O correto seria fazer a distribuição (transferência) de lucros, apenas após o encerramento das contas. Pois antes do encerramento, você não consegue dizer se há lucro ou não.
Dito isto, se a distribuição de lucros for isenta, você pode enviar apenas um REINF no trimestre, informando toda a distribuição desse trimestre. Caso haja retenção de IR, aí você precisa enviar a REINF mensalmente,
Espero ter ajudado.
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.