Distribuição Lucro contabil x Presunção

EP
    🌱
    🌱 0 pts

Estou fazendo o encerramento contabil do meu cliente que inciou comigo em Junho...porém todos os meses eu verifiquei que ele repassou uma boa parte da conta PJ para PF...

Como a contabilidade não esta 100% por omissão de alguns documentos, estou pensando em fazer a distribuição de lucro por presunção, porém acho arriscado também enviar a REINF e depois DEFIS...

Outra opção seria declarar apenas o valor do pro labore na DEFIS e no IRPF do ano que vem para não chamar a atenção. Pois foi assim que o antigo contador lançava, ele fazia apenas os lançamentos de um salario minimo na DEFIS e nao fazia IRPF

A partir do ano que vem vou fazer alteração no contrato social e informar a REINF mensal para justificar as retiras....Mas nesse ano nao sei oque fazer o que me sugere ?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Eduardo! Tudo bem?

É uma situação delicada e não existe uma orientação única nesses casos. Como contador responsável, o ideal é alinhar com o cliente, explicar os riscos de cada alternativa e decidir de forma consciente qual caminho seguir.

Para o próximo ano, pode sim ajustar contrato, pró-labore e REINF mensalmente é o mais adequado.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.