Distribuição Lucros e dividendos

VS
    🌱
    🌱 0 pts
    Bom dia Pessoal.

Poderiam me ajudar com uma dúvida.
    Nós vamos fazer a distribuição de dividendos aqui na empresa referente ao lucro líquido   apurado em dezembro de 2025. 
    Nesse caso o valor é superior a R$ 50.000.
    Sei que temos uma Liminar para ser aprovada no STF para manter a isenção na distribuição de lucros e dividendos apurados até 31/01/2026. 
    Se a empresa fizer a distribuição agora em fevereiro e fazer o recolhimento do imposto de renda e posteriormente essa liminar for aprovada, é possível recuperar esse imposto pago?

Obrigada!
    2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Vanessa! Tudo bem?

Nesse momento, o cenário ainda é de incerteza, já que se trata de uma liminar, que pode ser mantida, modificada ou até cair no julgamento definitivo. Por isso, do ponto de vista prático e de gestão de risco, eu não recomendaria contar com a recuperação do imposto como algo garantido.

Se a empresa optar por realizar a distribuição agora, o mais prudente é:

• deixar o cliente plenamente ciente da incidência do IR, conforme o entendimento vigente;

• efetuar o recolhimento normalmente;

• não criar expectativa de restituição futura.

Recomendo, inclusive, assistir à nossa aula sobre a Lei 15.270, que aprofunda esses pontos:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/126727-lives-setor-fiscal/5142857-lei-n-15-270-2025-cosit-244-lei-15-270-e-tributacao-de-dividendos-do-simples-nac

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.