Dúvida DCTFWeb

JN
    🌱
    🌱 0 pts

Olá pessoal, tudo bem ?

Tenho uma dúvida sobre como vincular os pagamentos realizados da darf com a DCTFWeb mensal.

O que aconteceu:

Tive que retificar a EFD-Reinf para tirar uma retenção de INSS indevida de 12/2024 a 01/2026, e por efeito a DCTFWeb foi recalculada e teve todos pagamentos desvinculados desde 2021 (a primeira declaração).

Para esse saldo a pagar, não subir para a dívida ativa, preciso vincular com o pagamento que foi feito na época.

Quando eu tento abro uma retificação e vínculo os valores com o pagamento anterior, o sistema não deixa eu compensar todo o valor, sobrando um saldo a pagar (o que nao faz sentido).

Queria saber se tem outra forma de fazer isso, ou eu deveria fazer por Perdcomp, todo o período de 2021 a 2026

2 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TO
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Jonas, tudo bem?

Quando você retificou a EFD-Reinf e retirou a retenção indevida, a DCTFWeb recalculou automaticamente todos os débitos impactados. Com isso, os DARFs pagos anteriormente passaram a ser considerados pagamento a maior, e por isso ficaram desvinculados.

Nessa situação, não adianta apenas tentar vincular manualmente dentro da DCTFWeb, porque o sistema só permite vincular até o limite exato do débito atual. Como houve recálculo de períodos antigos (desde 2021), podem existir diferenças de atualização, o que gera esse “saldo remanescente” que não fecha.

O procedimento correto é:

- Transmitir uma PER/DCOMP Web referente aos períodos afetados.

Após o processamento, utilizar esse crédito para compensar os débitos recalculados da DCTFWeb, realizando a vinculação do crédito.

Dessa forma o sistema reconhece formalmente o crédito e evita que fique saldo pendente ou risco de encaminhamento para dívida ativa.

Espero ter ajudado.

JN
    🌱
    🌱 0 pts

@Thainan Oliveira obrigado pelo retorno !!

Ajudou muito sim, amanhã irei começar a fazer esse ajuste.

Eu só fiquei surpreso pelo DCTFWeb ter desvinculado todos os pagamentos, pois eu ajustei o Reinf apenas de 2024 em diante..

Mas enfim, agora tenho que resolver o problema, muito obrigado pelo retorno !

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.