ECD - Plano referencial

SF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia galera!

Estou com uma dúvida, a conta criada para empréstimo e-consignado, da modalidade de empréstimos feita pelos funcionários no FGTS que a empresa abate em folha, está sendo classificada em qual conta referencial da receita?

Para geração correta da ECD

6 respostas20 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Stefany

O e-consignado FGTS não é um empréstimo da empresa, mas sim do funcionário com a instituição financeira, onde a empresa apenas faz o desconto em folha e repassa o valor. Por isso, contabilmente, deve ser tratado como uma obrigação de terceiros (consignação), classificada no passivo circulante.

Na ECD, a vinculação correta é em contas referenciais de “outras obrigações” ou “consignações a recolher”, e não em empréstimos e financiamentos. Isso porque a empresa não é a devedora da operação, apenas intermediária, evitando assim distorções no endividamento e inconsistências fiscais.

Espero ter ajudado.

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Tive a mesma duvida, porém no plano de contas da ECD não tem nenhuma das opções. Como a empresa é a intermediaria, classifiquei como salarios e remunerações a pagar (2.01.01.01.01), já que a origem é o salario.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Nataly Mendes De Souza Classificar o e-consignado FGTS em salários a pagar não é o mais adequado, porque embora o desconto tenha origem na folha, o valor deixa de ser obrigação trabalhista no momento em que é retido e passa a ser uma obrigação da empresa com terceiros (instituição financeira); por isso, a melhor prática é tratá-lo como consignação no passivo circulante, vinculando na ECD à conta referencial mais próxima de outras obrigações, evitando distorções no passivo trabalhista e refletindo corretamente a essência econômica da operação.

NS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia Mariane, Estou olhando a tabela atualizada da ecd da versão de 14/04/2026 a tabela U100A (Contas Patrimoniais PJ em geral) e não consegui encontrar nenhuma conta conforme orientação. Poderia me ajudar, por favor.

SF
    🌱
    🌱 0 pts

oi @Nataly Mendes De Souza, eu classifiquei nessa conta referencial, não diz especificamente que é de terceiros, porém achei a mais adequada:

2.01.01.17.28 - Outras Obrigações – Circulante:
    Contas que registram outras obrigações na classificadas em contas mais específicas.

Porém a tabela que eu utilizo de PJ em geral é L100A e L300A

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.