Empresa do Simples Nacional x Contabilidade

VS
    🌱
    🌱 0 pts

Boa noite, eu peguei uma empresa que era MEI e retroagiu a janeiro de 2025 sendo uma empresa do simples nacional, mas como falta muitos documentos, eu posso começar fazer a contabilidade a partir desse ano de 2026? Qual o risco de não fazer a contabilidade retroativa?

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, boa noite!

Você pode fazer um balanço de abertura, a partir de 2026. Não há problema.

A não ser se você optar por pegar a contabilidade retroativa. Aí você precisaria de toda a documentação pertinente para fazer as escriturações devidas.

Mas tem a opção do balanço de abertura, que auxilia justamente para esses casos.

Espero ter ajudado.

VS
    🌱
    🌱 0 pts

@Marcos Faria a empresa desenquadrou do Mei e retroagiu a janeiro de 2025 estando na minha responsabilidade, mas eu posso optar por fazer a contabilidade a partir de 2026? No caso já fiz o balanço de abertura e fiz os lançamentos começando em janeiro desse ano, posso fazer dessa forma?

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

@Viviane S de Souza Então… É necessário entender a fundo. Você pegou pra fazer retroativo? Se sim, você precisa fazer desde 2025.

Agora, se você pegou o serviço pra fazer de janeiro pra cá, não há problema em fazer o balanço de abertura.

Tudo vai depender de qual serviço você tratou com o cliente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.