Encerramento de empresa com Impostos a recuperar

IO
    🌱

Bom dia!!

Por favor .

Sei que esses impostos serão perdidos

Como fazer os lançamentos desses impostos a recuperar IRPJ e CSLL, faço algum zeramento ou deixo em aberto?

Muito obrigada,

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Isabel, tudo bem?

Sua dúvida não ficou muito claro, mas vou tentar ajudar.

Primeiro, é importante saber se o cliente é optante pelo Simples Nacional ou não.

• Se for Simples Nacional, geralmente esses impostos (IRPJ, CSLL) pagos a mais não são recuperáveis mesmo, pois o regime unifica a tributação.

• Se não for Simples Nacional, esses impostos podem sim ser recuperados, pois são apurados pelo regime de lucro real ou presumido.

• Mas ainda que sejam simples nacional hoje, pode ser que no futuro esse cliente mude de regime e então via perdcomp / ecf, poderá recuperá-los.

Quanto à contabilização, você deve manter esses valores contabilizados como Créditos Tributários a Recuperar (conta do ativo).

Entendo que você pode deixar em aberto mesmo, uma vez que se no futuro a empresa mudar o regime, poderá recuperá-los.

Espero ter ajudado!

IO
    🌱

@Thamires Gomes Bom dia Tamires, obrigada apela resposta, essa empresa , esqueci de mencionar ,desculpe, essa empresa foi baixada, e era do lucro presumido, a minha duvida é de como eu faço esse lançamento, já que a empresa foi baixada.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.