Larissa Marques Rodrigues, também gostaria de saber sobre a resposta, o que sei é que enviar pela ECD só vale a pena se a contabilidade estiver bem redondinha pois é enviado direito para RF, agora quando faz os registros dos livros contábeis pela JUCE você precisa apenas armazena-los para apresentar em caso de fiscalização do concelho ou alguma intimação da RF… Aqui no encerramento contabil eu coloco o Livro caixa + Livro Razão + Termo de abertura e encerramento + DRE + BP +Balancete + DLPA….embora tenha o custe de registrar na JUCE, vale mais a pena kkk ( Me corrija caso esteja errado! )
Escrituração contábil
Olá, estou com uma duvida sobre a escrituração contábil, tenho empresas do simples prestadoras de serviços, confesso que sempre fiz a contabilidade delas, mas nunca enviei pra canto nenhum e descobri que o envio deveria ter sido feito pela JUCEC ou pela ecd. Enviando pela Jucec, quais as demonstrações que eu devo enviar? e eu envio todas num unico PDF ou para cada arquivo é um envio e uma guia a ser paga? Se eu enviar a desse ano, pode dar problema por nao ter enviado a dos anos anteriores? ou é melhor enviar a ECD? e enviando a ECD, pode ter dado problema por nao ter enviado nos anos anteriores?
Respostas da Comunidade (2)
Olá, Larissa! Tudo bem?
As empresas optantes pelo Simples Nacional não são obrigadas à entrega da ECD. O que a legislação exige, exceto para o MEI, é:
Contabilidade regular, com Livro Diário e demonstrações contábeis;
Autenticação do Livro Diário.
Essa autenticação pode ser feita de duas formas:
Via Junta Comercial do Estado (no seu caso, a JUCEC), com pagamento de taxa; ou
Por meio da entrega da ECD, que substitui a autenticação física do Livro Diário na Junta.
Ou seja, a ECD é facultativa para o Simples Nacional. Caso você não entregue a ECD, o Livro Diário precisa ser autenticado na Junta. Se optar pela ECD, ela cumpre essa função.
Quanto às demonstrações contábeis, normalmente, o Livro Diário é composto por:
Balanço Patrimonial;
DRE;
DFC;
DMPL (ou DLPA);
Balancetes e notas explicativas.
No entanto, recomendo você consultar a JUCEC para confirmar:
Quais demonstrações são exigidas;
A ordem correta de apresentação;
Se o envio é feito em um único PDF ou em arquivos separados, bem como se há uma ou mais taxas.
Isso é importante porque cada Junta Comercial possui suas próprias particularidades.
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.