ESCRITURAÇÃO DE EMPRESA LUCRO REAL PARA APURAÇÃO DO IRPJ E CSLL

NF
    🌱
    🌱 0 pts

A empresa tem recebimentos de cartões e de pix e alguns desses valores eles não estão emitindo a nota, como que eu faço com esse valores, porque eles são receitas de vendas mas como não emitiram nota eu posso criar uma conta especifica para esses valores como receitas de vendas sem emissão de nota? Sei que não e a maneira cem por cento correta mas estou sem saber o que fazer. E sobre a apuração do imposto eu vou considerar esses valores para a base de calculo ? Ou vou so considerar os que foram emitidos a nota e jogo esses valores no final do calculo?

1 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Nubia, tudo bem?

Sim, você pode criar uma conta para separar essas "receitas", mas não recomendo nomear a conta como “sem nota”.

E sim, o correto seria tributar, mesmo que não tenha sido cumprida a obrigação acessória de emissão da nota fiscal, o fato gerador (a receita da venda) já ocorreu e precisa ser reconhecido na contabilidade e na tributação.

A maior complexidade está na apuração de PIS e COFINS, pois o SPED Contribuições exige informações baseadas nas notas fiscais.
    Neste caso, vale a pena consultar uma fonte especializada como IOB ou Econet, para verificar como declarar corretamente ou quais alternativas há.

Além disso, é importante considerar que:

No Lucro Real, a Receita Federal cruza automaticamente os dados de:

• Cartões de crédito/débito (Convênio 134/2006);

• PIX (via instituições financeiras);

• Notas fiscais emitidas (NF-e / NFS-e).

A omissão de receita é um dos principais motivos de autuação, com multas altas sobre o valor sonegado (art. 44 da Lei 9.430/96).

O ideal é orientar o cliente a regularizar essa prática o quanto antes.
    Se possível, emitir notas retroativas com multa ou realizar autorregularização espontânea antes de qualquer notificação fiscal.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.