Exclusão e baixa CNPJ

JA
    🌱
    🌱 0 pts

Olá, uma cliente me procurou cm dois CNPJ’s excluídos do Simples em 2023 por Ato Administrativo RF, uma empresa do comercio e outras de serviços adm. E deseja regularizar e baixar essas empresas, em uma delas tem 2 funcionários.

Estou cheia de dúvidas:

1) Para regularizar eu terei que fazer a contabilidade no novo regime de todos os meses da exclusão até hoje? Ou tem algum meio mais simplificado?

2) Ela era do Simples, não emitia NF sempre, uma das empresas ela nem tem mais acesso ao sistemas de emissão. Vou precisar levantar as notas emitidas? na prefeitura ok, mas e as Danfe’s, notas de compras de insumos, ela não tem quase nada, como escriturar assim? Só concilio o extrato bancário?

3) Tenho que passar um prazo pra regularização? Pois sou nova, tenho certeza que vou demorar

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Jéssica, tudo bem?

Segue algumas orientações sobre a situação que você descreveu:

1. Regularização da contabilidade:
      Mesmo sendo empresa do Simples Nacional, toda empresa é obrigada a manter contabilidade. Se o cliente não tinha escrituração, o correto é refazer a contabilidade desde a data da exclusão do Simples até hoje, no novo regime, assim como identificar pendências no e-cac e entregas obrigatórias das declarações que precisam ser feitas.

2. Notas fiscais e documentos:
      Você precisará reunir todas as informações possíveis: notas emitidas, compras, extratos bancários, etc. No caso de empresas de comércio, geralmente é possível recuperar informações no site da SEFAZ da empresa, mesmo se não tiver DANFEs assim como as notas de compras. Quanto ao financeiro, o extrato bancário e outros comprovantes (recibos, contratos) podem ajudar a escriturar corretamente. A ideia é reconstituir a movimentação financeira e fiscal da forma mais completa possível. E um ponto importante é cobrar o horário mensal da contabilidade referente cada mês que você for regularizar.
      Exemplo: Se o horário for de R$500 mensal na contabilidade e tem 24 meses para regularizar:

R$ 400 × 20 = R$8.000,00

Precisará fazer o levantamento também de todas obrigações do seu cliente estando no regime normal, como Sped EFD ICMS/IPI, Sped Contribuições, ECD, ECF, DCTFweb, entre outas declarações que podem haver no âmbito Estadual, Municipal, etc.

1. Prazo para regularização:
      O prazo vai depender do volume de movimentação do cliente e da quantidade de pendências fiscais. Como você está começando, é importante conversar com o cliente para definir um cronograma realista e avisar que pode levar algum tempo, para evitar pressão indevida.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.