FOLHA DE PAGAMENTO.

LR
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, tudo bem ?

Estou fazendo a escrituração da folha, vi a aula e consegui lançar todos os proventos e os descontos, foi lançado vários créditos para vários débitos. o pro labore consta em proventos e foi debitado o valor bruto na despesa.

1 - Porem preciso separar as retenções. Posso fazer um lançamento separado só do pro labore.

D – Despesa com Pró-labore (bruto) Aqui vem minha duvida, pois esse valor bruto já foi lançado, quando lancei os proventos.

C – Pró-labore a pagar (líquido)

C – INSS a recolher (desconto)

C – IRRF a recolher (desconto)

2 - A guia da DCTFWEB -

O valor referente CONTR PREV DESCONTA SEGURADO da guia não deveria bater com o inss do resumo da folha , pois IRRF - RENDIMENTO DO TRABALHO ASSALARIADO bateu perfeitamente já o inss tem uma diferença de R$1.589,35

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Luiara, tudo bem?

1. Lançamento do pró-labore

Se o valor bruto do pró-labore já foi lançado anteriormente nos proventos, não é necessário lançar novamente a despesa. Nesse caso, é importante apenas evitar a duplicidade do valor.

Para demonstrar corretamente as retenções e o valor líquido a pagar, o lançamento contábil do pró-labore pode ser realizado separadamente também, da seguinte forma:

D – Despesa com pró-labore
    C – INSS a recolher
    C – IRRF a recolher
    C – Pró-labore a pagar (valor líquido)

O valor bruto deve constar uma única vez na despesa, enquanto as retenções devem permanecer registradas no passivo.

1. Diferença entre INSS da folha e DCTFWeb

Em regra, o valor do INSS descontado dos segurados informado na DCTFWeb deve coincidir com o total de descontos de INSS da folha. Caso exista diferença, ela pode estar relacionada à inclusão de pró-labore, diferenças de base de cálculo, ajustes do eSocial ou outras particularidades do período.

Recomenda-se verificar essas informações com o Departamento Pessoal, conferindo os eventos enviados ao eSocial e a composição da guia da DCTFWeb.

Espero ter ajudado.

LR
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, tudo bem e você ? O pró labore ainda não entendi, me passou o lançamento D – Despesa com pró-labore (mas qual valor eu lançaria aqui na despesa se não o bruto ?) lembrando que o bruto ja foi lançado na despesa anteriomente nos proventos , para eu lançar separadamente eu não posso lançar apenas o liquido e as retenções, se não o lançamento não fecharia.

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Luiara Rodrigues Olá, tudo bem?

O lançamento contábil que mencionei serve para quando você quiser registrar o pró-labore separadamente da folha de pagamento geral.

Se o valor bruto do pró-labore já foi lançado anteriormente nos proventos da folha, não é necessário lançá-lo novamente na despesa, pois isso geraria duplicidade. Nesse caso, a despesa já está reconhecida.

Para lançar apenas o que falta, ou seja, as retenções de INSS, IRRF e o valor líquido a pagar ao sócio, você deve registrar apenas esses valores no passivo. Assim, você evidencia corretamente o que será pago, sem duplicar a despesa.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.