Formalização para Prestação de Serviço

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Bom dia, me formei em dezembro de 2024 e no ano passado passei no exame de suficiência e já tenho o meu CRC , para que eu possa prestar serviços contábeis para clientes eu preciso estar formalizado com CNPJ ou Autônomo?
    Existe algumas atividades que não há essa necessidade?

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MS
    📘
    📘 375 pts

Bom dia, Edson

Nesse caso, você como contador pode ser autônomo, vai ter que se credenciar na prefeitura do seu município, pagar o alvará de autônomo e também o ISS fixo sobre a atividade. Com isso você consegue emitir nota fiscal para os seus clientes.

Para ter um CNPJ, você precisa analisar sua necessidade, se já tem um volume bom de clientes, se está faturando muito e na PF não está compensando mais tributariamente. Fazer um planejamento tributário para você mesmo.

Só lembrando que atividades regulamentadas, não podem ser MEI, como é o caso do contador.

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Mas para prestar serviços contábeis sou obrigado a ser formal, ou basta ter o CRC já posso trabalhar?

MS
    📘
    📘 375 pts

Em tese você ja pode trabalhar, mas não estará em cumprimento com as obrigações do município, com risco de ser autuado em uma possível fiscalização.

ES
    🌱
    🌱 5 pts

Perfeito, obrigado pelo esclarecimento.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.