Imobilizado e depreciação.

KF
    🌱

Boa noite! Tenho uma dúvida sobre depreciação nota fiscal de entrada para começar a depreciação, no caso tenho clientes que compraram os equipamentos e foram guardando para depois abrir a empresa, porém os mesmos não contem nota fiscal devido o tempo que ficou guardado os moveis e equipamento, mas existem de fato e estão no ESTABELECIMENTO como integrar ele aos imobilizados da empresa?Se não tenho a nota fiscal nem o comprovante de pagamento o que fazer? O fato é que os móveis existem e os equipamentos também. O contrato social consta integralizado com moeda corrente100% do capital. O que fazer?

2 respostas12 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Kate, tudo bem?

Se os móveis e equipamentos existem no estabelecimento e foram utilizados para início das atividades da empresa, mas não há nota fiscal nem comprovante de pagamento, não é possível registrá-los como uma aquisição regular de ativo imobilizado. Nesses casos, a alternativa viável seria tratar esses bens como parte da integralização do capital social. Mas no meu entendimento, deveria ter feito no ato de abertura da empresa.

Nesse caso, o lançamento contábil, seria:

Débito – Imobilizado
    Crédito – Capital Social

Além disso, não vejo uma outra solução, uma vez que precisaria de documentos comprobatórios para poder contabilizar esses bens.

Acredito que é válido realizar uma consulta em uma consultoria tributária como IOB ou Econet, para verificar se eles possuem algum outro entendimento.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.