IMPLANTAÇÃO DE SALDOS EMPRESA SEM CONTABILIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde colegas!

Peguei uma empresa cujo CNPJ era MEI e desenquadrou retroativo a janeiro/2025. Pois bem, acontece que o cliente mesmo fazia suas entregas com o auxílio de uma amiga e fazia o recolhimento do DAS somente. Eu já estou providenciando a questão das outras obrigações, porém, minha dúvida surgiu quanto a implantação de saldos, pois, como ele era MEI e depois passou praticamente o ano de 2025 fazendo as entregas do DAS sozinho, ele não teve controle nenhum.

Estas são as únicas informações que ele me passou referente ao período de 2024.

• Pedi o extrato bancário da conta PJ dele e o saldo é de R$ 1.524,56 ao final de 31/12/2024;

• Seu capital social foi de R$ 10.000,00

Referente a implantação de saldos, qual seria a melhor saída para que regularizasse esses débitos e créditos? Eu sei que precisamos ser o mais preciso possível, mas sem mais informações eu fiquei totalmente perdida nos lançamentos de implantação.

Referente aos lucros apurados, a empresa terá em torno de R$ 69.000,00 mais ou menos. O sócio vai ficar com 50% e o restante ficará para a reserva da empresa. Eu vou fazer tudo agora, em fevereiro.

• Posso fazer essa distribuição referente ao período de 2025 sem problemas?

• E neste caso eu informo na reinf de fevereiro, isso?

• Como o fechamento não foi informado anteriormente, já entra ria nas novas regras de isenção de 2026 de até R$ 50 mil isentos, correto?

Pessoal, estou iniciando então ainda tenho dúvidas, principalmente nos fechamentos.

Grata.

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, bom dia!

Se você pretende distribuir lucros, é necessário fazer a devida escrituração das movimentações. Para fazer a implantação de um saldo de “lucros acumulados”, seria interessante ter uma base que possa confiar, para evitar problemas.

Dito isto, temos o seguinte:

A partir de 01/01/2026, qualquer lucro distribuído ao sócio acima de 50 mil, será tributado em 10% na fonte. No seu caso, mesmo distribuindo a metade dos 69 mil conforme previsto, não teria a retenção do imposto. Mesmo assim, é necessário informar o lançamento na REINF, no mês de competência do pagamento, ou no encerramento do trimestre.

Lembrando que a REINF de dezembro (para informar os lucros do último trimestre ou mensal), encerrou em 18 de fevereiro. Ou seja, o envio agora acarretará em multa.

Espero ter ajudado.

RB
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia, obrigada Marcos.

Então eu poderia de repente dar a ideia dele não fazer a retirada dos dividendos referente a 2025, por exemplo, e colocamos o lucro todo para a empresa? assim não precisaria pagar multa, pois, não teve também nenhum tipo de retenção que exigiria a entrega da Reinf e como ele é sócio único, acredito que não haviam problemas, pois, evita de um custo a mais.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.