LANÇAMENTO DE REVENDA DE MERCADORIAS COM IPI NA CONTABILIDADE - OPTANTE PELO LUCRO PRESUMIDO

AA
    🌱
    Ana Araujo
    🌱 0 pts

Em relação ao lançamento contábil de revenda de mercadorias, especificamente no caso em que há a inclusão do IPI. Tenho uma nota fiscal com o valor contábil de R$ 1.738,06, sendo R$ 194,35 referentes ao IPI. Gostaria de saber se na contabilidade devo considerar o valor com o IPI incluso ou se o IPI deve ser lançado separadamente, pergunto pois na apuração do IRPJ e da CSLL foi considerado o valor de 1.543,71, seria esse valor a lançar na contabilidade? Levando em consideração que a empresa tem como atividade principal o comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática

Atualmente, estou contabilizando dessa forma:

• D – Clientes a receber: 1.738,06

• C – Revenda de mercadorias: 1.738,06

• D – ICMS sobre vendas: 108,63

• C – ICMS a recolher: 108,63

• D – IPI sobre vendas: 194,35

• C – IPI a recolher: 194,35

• D – ICMS DIFAL sobre vendas: 186,22

• C – ICMS GNRE não contribuinte a recolher

Essa forma de contabilização está correta ou há algum erro? Caso eu precise incluir o IPI no valor de revenda, como isso afetaria o lançamento na ECF?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Ana, tudo bem?

No lançamento contábil de revenda de mercadorias, o IPI destacado na nota não integra a receita de vendas, pois é um tributo que a empresa apenas repassa ao fisco. Portanto, a forma correta é registrar a receita pelo valor da mercadoria, sem o IPI, e lançar o IPI separadamente como passivo a recolher.

No seu caso, com a nota de R$ 1.738,06, sendo R$ 194,35 de IPI, o lançamento ficaria assim:

D – Clientes a Receber.............1.738,06

C – Receita de Vendas...........1.543,71

C – IPI a Recolher..............194,35

O ICMS e o DIFAL permanecem destacados em suas respectivas contas de passivo. Dessa forma, a receita contábil e fiscal bate com a base usada na apuração do IRPJ e da CSLL, e na ECF será considerada apenas a receita líquida da mercadoria, sem IPI ou ICMS.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.