Lançamentos contábeis

BG
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal aqui no escritório estou com o seguinte caso:

Abrimos um CNPJ com capital social de 650k, e na cláusula do contrato diz que o valor foi integralizado no ato da assinatura.

Lancei no patrimônio e caixa. Até aqui beleza.

Só que os sócios estão injetando dinheiro na empresa, que é o valor do capital social. Eles estão fazendo transferências via PIX para a conta PJ.

Aí fiquei na dúvida de como fazer os lançamentos dos aportes. Pq eles não estão aumentando o capital social, estão colocando o dinheiro que eles alegaram já ter feito na integração do contrato social. E pra mim não faz sentido lançar como empréstimo, pq eu estaria lançando uma obrigação da qual a empresa não tem com os sócios.

Alguém saberia me ajudar nesse caso?

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Bianca

No contrato está dizendo que os R$ 650 mil já estavam integralizados, ou seja, juridicamente o capital já está totalmente pago pelos sócios. Então o que está acontecendo agora não é aumento de capital e também não é empréstimo.

Se você lançou Capital Social contra Caixa, mas o dinheiro ainda não tinha entrado na conta, na prática ficou um “caixa fictício”. O correto teria sido usar uma conta chamada Capital a Integralizar e, conforme os sócios fossem fazendo os PIX, você iria baixando essa conta.

Agora que eles estão transferindo o dinheiro, você não deve lançar como empréstimo (porque a empresa não deve esse valor aos sócios) e nem como nova integralização (porque o capital já está todo fechado no contrato).

Se ainda estiver no início das operações e sem reflexos relevantes, o mais adequado é ajustar contabilmente para refletir “Capital a Integralizar” e ir baixando com as entradas financeiras. Se já houver movimentações e demonstrações emitidas, o ajuste pode ser tratado contabilmente via reclassificação no PL, evitando distorções no ativo. O ponto central é garantir representação fidedigna do patrimônio, sem criar passivo inexistente nem duplicar capital social.

Espero ter ajudado.

BG
    🌱
    🌱 0 pts

Não havia iniciado os lançamentos, porém antes mesmo de sua confirmação eu estava realizando os lançamentos desta forma. Você me ajudou muito dando a segurança no que eu estou fazendo. Agradeço o retorno. 🤍

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.