LANÇAMENTOS CONTÁBEIS DE VENDA E COMPRAS DE MERCADORIAS COM IBS E CBS

AP
    🌱
    🌱 15 pts

Olá, comunidade!

Estou com dificuldades em entender como deve ser escriturados os lançamentos de compras e vendas com os tributos IBS/CBS, considerando que serão retidos na liquidação. Podem me passar um exemplo de vendas á vista e a prazo, por favor

2 respostas13 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Maria da conceição Silva
    585 pts

Bom dia Ana! Vou passar um exemplo mais simples, sem alíquotas, tendo em vista por ser um assunto mais aprofundado, que será aprofundado na pós da reforma Tributária! Venda à vista:

Registra-se o recebimento total em caixa/bancos. Tributo retido (IBS/CBS) é destacado e registrado como obrigação a recolher. Receita líquida = valor recebido menos tributo.

Venda a prazo: No faturamento: registra-se a receita e o direito a receber (Clientes).

Na liquidação: (pagamento do cliente): baixa-se Clientes, registra-se o tributo retido e recebe-se o valor líquido em caixa/banco

AP
    🌱
    🌱 15 pts

Na venda a prazo a receita também é reconhecida pelo valor líquido? Outra dúvida é sobre a obrigação de recolher os tributos, como eu dou baixa nisso depois? Sendo que eles já serão retidos

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.