O contador pode se recusar fazer demonstrações contábeis?

ES
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde, pessoal tenho essa duvida, sabemos que muitos empresários, usam a empresa como extensão da conta pessoal, e por mais que seja conversado e orientado, eles dizem que não é possível fazer “tudo certo” pois não iriam aguentar, não sobrevive, continuam a retirar dinheiro da empresa até dizer que quebraram, não pagam impostos por diversos problemas, além dos recebimentos e pagamentos sem nota, por mais que seja registrado como empréstimo, sabemos que esses valores não retornarão para empresa, não mandam a documentação, se insistir, muitas vezes só mandam um extrato em pdf, que contem pouco ou zero descrição das movimentações.

Nesse caso, eu posso manter o cliente só com o fiscal e departamento pessoal? dispenso?

Ou poderia fazer um termo de responsabilidade, para o cliente estar ciente que poderá ser penalizado pela receita federal, e não sou obrigada a entregar as demonstrações nessa situação?

2 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Elidiane, tudo bem?

Essa é uma situação comum e realmente delicada. Mas, entendo que como contadora, você é responsável pelas informações contábeis da empresa perante o CNPJ, então não poderia se recusar a elaborar as demonstrações contábeis, pois este é justamente o serviço que caracteriza sua atuação profissional, a contabilidade. Quando o cliente não fornece a documentação correta, realiza retiradas pessoais ou mantém movimentações sem notas fiscais, ele também é responsável pelas informações prestadas e pelos riscos de penalidades fiscais.

Para se proteger, você pode utilizar termos de responsabilidade ou a própria carta de responsabilidade da administração, onde o cliente declara que as informações fornecidas são verdadeiras e completas e de responsabilidade dele. Esses documentos formalizam que o cliente está ciente de que informações incorretas ou incompletas podem gerar problemas junto à Receita Federal.

Na prática, você pode até optar por prestar apenas os serviços de fiscal e departamento pessoal, mas mesmo assim o cliente precisará de um contador responsável técnico para assinar pela empresa e elaborar a contabilidade completa.

Espero ter ajudado!

ES
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes muito obrigada pelas informações, essas coisas assim me desanimam da profissão, mas é questão de começar a escolher melhor os clientes e ver quem está disposto a ser “educado” para colaborar com meu trabalho e consigo mesmo

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.