Pagamento de Fatura de Cartão de Crédito PF na conta PJ

FS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia

Meu cliente fez o pagamento de uma fatura de um cartão de credito da pessoa fisica na conta PJ da empresa, como posso contabilizar essa transação?

Grato

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Fábio! Tudo bem?

Essa situação caracteriza confusão patrimonial, já que houve o uso de recursos da pessoa jurídica para quitar uma despesa pessoal do sócio.
    Não existe uma forma “correta” de fazer isso, porque o ideal é manter as finanças da empresa e do sócio completamente separadas.

Porém, existem duas formas de registrar a operação contábil, dependendo do contexto:

Se a empresa tiver lucro apurado:
    O valor pode ser tratado como retirada de lucros, desde que a distribuição seja possível contabilmente e dentro dos limites legais.

D – Distribuição de lucros intermediária
    C – Banco

Se ainda não houver lucro
    O lançamento pode ser feito como empréstimo ao sócio, e o valor precisa ser devolvido posteriormente à empresa.

D – Empréstimos a Sócios (Ativo)
    C – Banco

De qualquer forma, oriente seu cliente a evitar esse tipo de movimentação, que pode gerar questionamentos fiscais.

Espero ter ajudado!

MS
    🌱
    🌱 0 pts

@Thamires Gomes referente a segunda opção de lançamento, o Emprestimo a socio deve ser contailizado no ativo circulante ou não circulante? Não me recordo agora, mas parece que tem um CPC que orienta isto. Você sabe qual é?

Obrigado

Maurício

TG
    🌱
    🌱 31 pts

@Mauricio Jacome Borges Saes Olá! Tudo bem?

Depende do prazo do empréstimo.
    Se o valor for dentro de 12 meses, deve ser classificado como Ativo Circulante.
    Caso o prazo seja superior a 12 meses, a classificação será em Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo.

Essa orientação está de acordo com o CPC 26 (R1) – Apresentação das Demonstrações Contábeis, que trata da distinção entre itens circulantes e não circulantes.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.