(sem título)

DA
    🌱

Boa tarde!

Estou com um cliente que está fazendo a transição para o meu escritório, a empresa é Simples Nacional LTDA. Solicitei as documentações no escritório anterior e dentre elas solicitei os lançamentos contábeis do ano, porém eles me informaram que não fazem a contabilidade dessa empresa, tendo em vista que é necessário para distribuição dos lucros. Como eu posso proceder? Realmente é necessário realizar a escrituração de uma empresa do Simples? Tenho que lançar a contabilidade do ano todo mesmo que eles não tenham feito isso?

Obrigada!

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

VL
    🌱
    🌱 68 pts

Boa tarde Débora, tudo bem?
    Sim, mesmo as empresas optantes pelo Simples Nacional precisam manter a escrituração contábil regular, especialmente se houver distribuição de lucros.

O que acontece é que muitos escritórios simplificam o serviço e não fazem a contabilidade completa, mas isso não isenta a empresa da obrigatoriedade legal.

Você pode verificar com o cliente se no contrato de prestação de serviços com o escritório anterior constava a escrituração contábil.
    Se constava, o ideal é confirmar se eles vão realizar ou entregar essa escrituração.

Caso o cliente prefira que você assuma essa parte, será necessário cobrar pelo serviço e realizar a contabilidade retroativa, solicitando os extratos bancários, notas fiscais, relatórios de vendas e despesas do ano.

Agora, se ele optar por não fazer a contabilidade retroativa, você pode elaborar um balanço de abertura e iniciar a escrituração a partir desse ponto, mantendo tudo em dia daqui pra frente.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.