Pro Labore variável

MP
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia.

Como estou iniciando na área estou com muitas dúvidas em relação ao Fator R e Pro labore.

Tenho um novo cliente que é do Simples Nacional que presta serviço de marketing, o Cnae principal é 73.19-0-03 - Marketing direto, eles são em 4 sócios e todos receberão pro labore com valor igual, pois todos trabalham na empresa.

Caso o gasto de folha deles seja acima de 28% do Faturamento eles ficam no Anexo 3 que paga imposto menor, caso não atinjam este percentual eles migram para o Anexo V pagando imposto bem maior. Minha dúvida é a seguinte, podemos ir controlando e pagar o pro labore de acordo com o Faturamento do mês para que sempre consigamos manter a folha acima dos 28% do Faturamento ou isto é ilegal? Por exemplo no mês de Maio eles faturaram 10 mil reais, então o pro labore será no aproximado de de 3.000,00 divido em 4 pessoas 750, 00 para cada, neste caso o valor seria abaixo do salário mínimo teria algum problema nisto? Já em Junho eles faturaram 30.000 então o pro labore ficaria em torno de 9.000 mil sendo 2.250,00 para cada um.

Eu poderia seguir desta forma? para que eles sempre permaneçam no Anexo com menor imposto a pagar?

Desde já , agradeço pela ajuda

2 respostas18 visualizações

Respostas da Comunidade (2)

Marcos Faria
    🌱
    Marcos Faria
    🌱 12 pts

Olá, bom dia!

Sim, não há problema em fazer o pró-labore de forma “variável”. Vale lembrar, que a depender do valor de pró-labore, o sócio pode se enquadrar na tabela regressiva para pagamento do Imposto de Renda, e por conta disso, seria interessante analisar conforme o caso, se de fato vale a pena.

Outro gasto que vai oscilar, conforme a oscilação do pró-labore, é o próprio INSS. Quanto maior o pró-labore, maior o INSS a pagar também.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.