PROVISÃO RECEITA

FN
    🌱
    🌱 0 pts

Boa tarde!
    Colegas, comecei a pouco tempo no setor contábil e estou com algumas dúvidas!
    uma empresa que emite nota fiscal e faz recebimento em conta bancária no processo de conciliação tenho os pagamentos, posso fazer o reconhecimento no ativo conta clientes diversos ? ou preciso fazer alguma provisão ? como posso fazer esse lançamento?

4 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (4)

MS
    📘
    📘 375 pts

Boa noite, Francisca

Você não precisa fazer nenhuma provisão para esses lançamentos, segue um exemplo de como o lançamento deve ser realizado:

1. Reconhecimento da receita

Se a empresa emitiu a nota fiscal, o correto é reconhecer a receita pelo regime de competência, independentemente do recebimento.

Lançamento no momento da emissão da NF:

• D – Clientes (Ativo)

• C – Receita (Resultado)

Aqui você pode usar:

• Clientes por cliente individualizado (ideal), ou

• “Clientes diversos” (aceitável se não tiver controle individual)

2. Quando ocorre o recebimento na conta bancária

Quando o dinheiro entra no banco, você está apenas baixando o direito a receber:

Lançamento:

• D – Banco (Ativo)

• C – Clientes (Ativo)

Espero ter ajudado e fico a disposição.

FN
    🌱
    🌱 0 pts

@Matheus De Andrade Silva A provisão pode ser feito através do lançamento da nota fiscal? precisa lançar a provisão em conta do ativo para baixar na conta de resultado, confere?

FN
    🌱
    🌱 0 pts

A minha dúvida e justo pela seguinte questão;
    Na DRE entendo que deveria ter a primeira faixa com os valores da Receita, porém em contato com o sistema Fortes no qual utilizo eles informaram que não consta porque não foi feito o lançamento da provisão das receitas no resultado, fiz o lançamento diretamente conforme o extrato bancário, como poderia ajustar? ou posso manter assim?
    Outra dúvida o prejuizo deve ser lançado no IRPF do empresário ?

MS
    📘
    📘 375 pts

Isso mesmo. Você precisa reconhecer (provisionar a receita para ficar fidedigno com o fato gerado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.