RESPONSABILIDADE DO CONTADOR E ESCRITURAÇÃO DAS NOTAS FISCAIS

SS
    🌱
    🌱 0 pts

Percebi que os clientes normalmente controlam as notas fiscais através da movimentação bancária: o financeiro vai lançando apenas o que entregam para eles e devem cobrar, no máximo, os documentos que eles sentem falta para conciliar o banco.

Emiti um relatório da Sefaz como uma alternativa para escriturar o contas a pagar e percebi que boa parte das notas fiscais não estavam lançadas no sistema do cliente, e como eles têm sistema, porém, não atende todas as necessidades, nossa escrituração estava sendo feita conforme o que eles lançam, mas a situação me deixou preocupada: devemos escriturar todas a notas emitidas no CNPJ do cliente ? Qual é a nossa responsabilidade diante disso? Podemos escriturar apenas o que eles lançam?

3 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (3)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá, Sabrina! Tudo bem?

O correto é que todas as notas fiscais emitidas para o CNPJ do cliente sejam escrituradas, independentemente de estarem ou não lançadas no sistema interno da empresa.
    A escrituração deve refletir a movimentação fiscal oficial, uma vez que o cliente pode ser fiscalizado e precisar ter todas as notas escrituradas.

Quanto à responsabilidade, é importante entender que:

• O cliente é responsável por enviar todos os documentos fiscais (XMLs) para a contabilidade dentro do prazo, garantindo a integridade das informações. Isso é responsabilidade dele e deve constar no contrato de vocês.

• A contabilidade, por sua vez, tem o dever de orientar, conferir e alertar o cliente sobre eventuais inconsistências, como notas não lançadas, duplicadas ou faltantes.

Como você identificou essa falha agora, o ideal é alinhar o processo daqui pra frente, orientando o cliente a:
    1- Manter o envio regular de todos os XMLs (idependente da movimentação financeira).
    2- Fazer conferências periódicas no site da Sefaz, comparando com o controle interno para garantir que nenhuma nota fique de fora. E também, tem alguns sistemas que ajudam nessa busca dos XML’s (Sieg, Jettax, NF-Sctock).

Essa é uma boa prática que protege tanto o cliente quanto o escritório contábil, evitando omissões fiscais e divergências em declarações.

Espero ter ajudado!

SS
    🌱
    🌱 0 pts

Sim, me ajudou e eu concordo, entretanto, estou sem saber como argumentar para minha chefe que temos a obrigação sim de “administrar” as notas fiscais do cliente, embora os clientes sejam prestadoras se serviço.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.