Socorro: Extratos PJ cheios de despesas pessoais — como proceder no balanço?

AZ
    🌱
    🌱 0 pts

Pessoal, estou muito perdida e preciso de uma luz. Um cliente me contratou para elaborar o balanço patrimonial, mas ao analisar os extratos bancários vi que a maioria das movimentações são despesas pessoais (lanches, escola do filho, consultas médicas, PIX para o sócio etc.), todas feitas diretamente pela conta PJ.

Como devo proceder?

1. Primeiro eu separo o que é pessoal do que é realmente da PJ?

2. Esses gastos pessoais entram como retirada de sócio ou existe outro tratamento contábil mais adequado para o balanço?

3. O sócio solicitou esse balanço por desconfiança de mau uso dos recursos, então preciso registrar de forma correta e transparente.

Alguém já passou por isso e pode me orientar?

1 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 31 pts

Olá Ana Clara, tudo bem?

Esses gastos pessoais não podem ser tratados como despesa operacional da empresa, então há dois caminhos possíveis:

1. Lançar como “empréstimo ao sócio” (conta de ativo) – a empresa está, na prática, emprestando recursos ao sócio. Nesse caso, o mais adequado é formalizar por meio de um contrato de mútuo e lembrar que esse valor precisa ser liquidado futuramente.

2. Registrar como “distribuição intermediária de lucros” (PL) – mas isso só é possível se houver lucros disponíveis, devidamente apurados e levantamento das demonstrações contábeis.

Como o sócio pediu o balanço justamente para verificar mau uso de recursos, a alternativa do empréstimo ao sócio acredito ser a mais transparente, já que evidencia no balanço que a empresa está financiando gastos pessoais do sócio. Você pode inclusive colocar o nome do sócio na frente da conta.
    Exemplo: Empréstimo Sócio Fulano de Tal.

E, claro, é importante orientar o cliente a separar a conta PJ da conta pessoal para evitar esse tipo de problema no futuro e cumprir o principio da entidade.

Espero ter ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.