Subvenção para Investimentos

VS
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia pessoal.

Aqui na empresa nós temos saldo em uma conta de subvenção para investimentos (conta do Passivo), provenientes de benefícios do ICMS.

Nós compramos um terreno e sei que posso abater da conta de subvenção as parcelas do terreno.

Poderiam me ajudar a entender nesse caso como ficaria a contabilização da compra do terreno e da baixa na conta de subvenção?

Lembrando que preciso deixar o terreno no ativo também.

6 respostas10 visualizações

Respostas da Comunidade (6)

MF
    🌱
    🌱 4 pts

Olá Vanessa

A empresa recebeu um benefício do ICMS chamado subvenção para investimento, que fica registrada no Passivo até ser usada. Quando a empresa compra um terreno, ela pode usar essa subvenção para pagar contabilmente o investimento. Ou seja: ela baixa o valor do passivo e joga para o Patrimônio Líquido.

Como ficam os lançamentos (Sugestão)

• Compra do terreno

O terreno entra no ativo pelo valor total.

D – Terrenos (Ativo)

C – Caixa / Bancos / Fornecedor

• Uso da subvenção

A empresa reduz o saldo da subvenção no Passivo e transfere para uma reserva no PL.

D – Subvenção a Apropriar (Passivo)

C – Reserva de Incentivos Fiscais (Patrimônio Líquido)

Espero ter ajudado.

VS
    🌱
    🌱 0 pts

Olá bom dia.

Entendi, então nesse caso posso lançar o uso da subvenção direto no PL?

E nesse caso a reserva de incentivos fiscais precisa ir para a base de cálculo do IRPJ e CSLL?

Obrigada pela ajuda.

MF
    🌱
    🌱 4 pts

@Vanessa Morais Souza Sim, quando a empresa usa a subvenção para pagar um investimento como o terreno, ela baixa a subvenção do Passivo e leva direto para o Patrimônio Líquido. O terreno continua no Ativo normalmente.

A Reserva de Incentivos Fiscais não entra automaticamente na base de cálculo.Ela só pode ser excluída do IRPJ/CSLL se a empresa cumprir todos os requisitos legais da subvenção para investimento. Se não cumprir, deve tributar.

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Mariane Fontoura neste caso a subvenção não deve transitar primeiramente no resultado para então ser destinada ao PL?

VS
    🌱
    🌱 0 pts

@Leonardo Medeiros boa noite!

Pelo que entendi quando você comprova que o recurso realmente foi usado no investimento,ele deixa de ser obrigação e passa a compor uma reserva patrimonial específica (conforme art. 195-A da Lei 6404/76 e CPC 07)

LM
    🌱
    🌱 0 pts

@Vanessa Morais Souza Então mas para eu destinar a parcela do lucro para a reserva de incentivos fiscais, eu preciso reconhecer na DRE uma receita de incentivos fiscais.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.