aplicações financeiras

SR
    🌱
    🌱 0 pts

boa noite! estou com uma duvida, tenho uma empresa que faz constantes aplicações em cdb. no extrato do banco consta esses valores em 28/02. empresa é de lucro presumido

valor aplicado: 700.000,00

valor bruto: 700.355,51

valor liquido: 700.011,03

eu estou com duvidas referente como ficará esse lançamento do rendimento. pois o rendimento bruto foi de 355,51 (acredito que neste valor esta incluso o IR). esse rendimento ira ser somado na BC do calculo do faturamento e calculado o IR? Quando eu for fazer o resgate desse investimento o valor do IR vai ficar no ir a recuperar me permitindo abater do valor do IRPJ a pagar?

eu estou com duvidas se esse IR sera lançado no contábil somente na hora do resgate ou tenho que contabilizar mensalmente.

1 respostas9 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

ER
    🌱
    🌱 6 pts

Olá Stefany, boa noite.

Quando uma empresa realiza aplicações financeiras, como em CDB, o rendimento gerado está sujeito ao Imposto de Renda (IR). Analisando os valores do extrato bancário:

Valor aplicado: R$ 700.000,00

Valor bruto: R$ 700.355,51

Valor líquido: R$ 700.011,03

O rendimento bruto de R$ 355,51 já inclui o IR retido na fonte. Esse valor será somado ao faturamento da empresa, e sobre ele será calculado o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Quando a empresa resgatar o investimento, o valor do IR retido será registrado na conta “IR a Recuperar”, permitindo o abatimento do IRPJ a pagar.

Importante ressaltar que o IR retido na fonte deve ser contabilizado mensalmente como despesa financeira até o resgate da aplicação.

Espero ter ajudado.

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.