Olá José, boa tarde.
Utilize ambas as assinaturas. Nos documentos contábeis, é recomendável utilizar os dados do escritório para identificar a entidade jurídica e seus dados pessoais para identificar o responsável técnico. Isso garante clareza e conformidade com as normas do CFC.
Espero ter ajudado.
Assinaturas
Boa tarde.
Eu estava atuando como contador autônomo e agora estou com CNPJ.
Quanto aos contratos de prestação de serviços entre mim PF e meus clientes, devo fazer uma cessão, transferindo a titularidade do CPF para o CNPJ, correto?
Agora, minha dúvida principal é a senguinte.
Nos documentos contábeis que vou assinar para meus clientes, devo colocar os dados do escritório, com o CRC do escritório, ou continuo colocando meus dados mesmo (nome, cpf, crc)? Afinal, sou eu o responsável técnico pelo escritório.
Devo utilizar a assinatura 01 ou 02 (vide abaixo)
Exemplo de assinatura 01

Exemplo de assinatura 02

Desde já agradeço pela atenção e pela ajuda de sempre.
Respostas da Comunidade (4)
@Edilene Ribeiro , muito obrigado. Entendi.
No balancete, consigo informar os responsáveis (Responsável Legal da empresa, eu como contador e o escritório. Fica assim.

Mas na Declaração de Faturamento, por exemplo, só consigo informar um responsável e o sócio.

Neste caso, posso informar o responsável legal (sócio) e o contador ou escritório. Nesta situação, o que é aconselhável?
Ah, voltei aqui no tópico para acrescentar uma observação.
Notei que nos relatórios contábeis tenho opção de inserir responsável para assinatura. Nos relatórios gerenciais, como Declaração de Faturamento que não tenho. Mas nos contábeis, como Balancete, DRE, DFC, etc, consigo colocar o sócio, o escritório e eu.
Na assinatura do escritório, será minha assinatura mesmo, se for manual, correto? Se for digital, usarei o certificado digital respectivo de cada assinatura. Certo?
@José Do Carmo De Souza para a Declaração de faturamento, use papel timbrado com o CNPJ e assine como os seus dados de contador responsável
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.