Olá Nayara, tudo bem?
Por gentileza, pode estar nos enviando o link da aula em questão para verificarmos?
Na aula a professora deu o exemplo do ajuste mas fiquei em duvida sobre uma questão, quando ela faz os ajustes e joga no LALUR resultado de 167.277,51 e depois o AVP de 32.722,49 ate ai eu entendi fiquei em duvida e porque se ela lança essa exclusão da primeira parcela do AVP de 2.726,87 ja logo no mes em que ocorre a venda então não se tributa sobre o valor total da venda de 200.000,00? Não entendi se esse AVP eu lanço e ja dentro do mes em que ocorreu a venda e faz essa dedução ou se e so no proximo mes.
Olá Nayara, tudo bem?
Por gentileza, pode estar nos enviando o link da aula em questão para verificarmos?
@Nayara Gil Silva Olá, tudo bem?
Ajuste a Valor Presente (AVP) tem como objetivo ajustar receitas e despesas futuras ao seu valor presente, impactando o reconhecimento contábil e fiscal.
O raciocínio que a professora explicou na aula é o seguinte:
Em 2022, o ajuste foi excluído da base de cálculo no LALUR. Isso aconteceu porque o AVP foi avaliado e ajustado em 2022, mas não houve venda do bem. Nesse caso, ele não participa do resultado do Lucro Real naquele momento.
A exclusão do valor no LALUR em 2022 faz com que o valor do AVP não seja tributado naquela data, já que o ajuste foi feito antes da realização econômica (venda do bem).
Só quando a venda de fato ocorrer (em 2023), o AVP entra na base de cálculo e é adicionado ao resultado tributável, pois é nesse momento que o bem é realizado e a receita é efetivamente reconhecida para fins fiscais.
Portanto, a primeira parcela do AVP que foi excluída em 2022 será reconhecida na base tributável somente no ano da venda (2023), quando o bem for de fato vendido. Não se tributa sobre o valor total da venda imediatamente, pois o ajuste é feito conforme o reconhecimento da venda do bem, o que ocorre no próximo ano.
Espero ter ajudado!
Faça login para responder esta postagem.
EntrarGere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.