Balanço de Abertura

JF
    🌱
    🌱 0 pts

Bom dia!

Estou com dúvida em qual grupo colocar a conta balanço de abertura. Atualmente possuo somente microentidades e utilizo o plano de contas indicado na NBC TG 1002 e nele não possui essa conta.

Lá na explicação sobre escrituração no mei pro fala que essa conta é uma conta de compensação/transitória, conforme o exemplo abaixo:

Caixa
    D – (Caixa)Ativo Circulante)) ............................................................................ R$ 350,00
    C – ((Balanço de Abertura) Contas de Compensação/Transitórias) ... R$ 350,00

e buscando mais informações na internet me deparei com um explicação do sistema dominio sobre a criação de um grupo chamado contas de compensação, conforme a imagem abaixo:

sendo assim, é correto falar que o procedimento seria:

6. Contas de Compensação
    6.1 Contas de Compensação
    6.1.1 Contas transitórias
    6.1.1.1 Balanço de abertura

Ou estou muito errado no meu raciocinio, pois não achei nenhuma resposta para essa dúvida, que inclusive já vi que é a mesma de outros alunos, porém sempre respondem a pergunta com exemplo doos lançamentos, mas primeiramente precisamos criar essa conta!

Inclusive na oportunidade deixo aqui a minha sugestão de criarem um curso de balanço de abertura na prática, ou incluir em uma aula nos cursos já existentes!

Desde já agradeço a atenção!

1 respostas1 visualizações

Respostas da Comunidade (1)

TG
    🌱
    🌱 33 pts
    Olá Jeferson, tudo bem?
    Entendo sua dúvida em relação à conta de balanço de abertura.Conforme explicado na aula (que deixarei o link abaixo para você) a conta em questão pode ser direcionada para o grupo de Patrimônio Líquido (PL), mais especificamente, para o subgrupo de Capital Social, refletindo assim sua natureza como parte integrante do patrimônio líquido da empresa. A estruturação pode ser feita conforme a sugestão:

3. Patrimônio Líquido

• 3.1 Capital Social
      • 3.1.1 Balanço de Abertura

Essa configuração permite que a conta de balanço de abertura seja tratada como parte do Patrimônio Líquido, o que é apropriado para a natureza dos saldos iniciais da empresa.

Segue o link da aula:

https://alunos.contabilidadefacilitada.com/116845-contabilidade-para-microentidades/2800483-como-tratar-os-casos-de-inexistencia-de-contabilidade-anterior

image.pngEspero ter te ajudado!

Faça login para responder esta postagem.

Entrar

Gere um resumo inteligente desta discussão com sugestão de curso.